Quem Somos

foto vinil3

O Clube Cultural e Desportivo Corvos do Lis é uma associação fundada por um grupo de professores ligados a diferentes áreas de ensino (Biologia, Ed. Física, Ciências, Matemática, EV,) com o propósito – e missão – de promover e desenvolver entre os mais jovens (e não só) a actividade física e mental através da realização de acções de natureza vária – desportivas, culturais, recreativas, e mesmo escolares – concebidas em função das necessidades sentidas a nível regional.

Os Corvos do Lis têm vindo a desenvolver diversas acções, entre as quais a Academia de Xadrez (com que arrancaram), actualmente a funcionar nas Galerias Alcrima, com 23 alunos, na sua maioria em idade escolar.
Paralelamente, têm divulgado esta modalidade através de iniciativas diversas, em diferentes espaços (escolas, espaços culturais, espaços comerciais, etc.), bem como através do I Torneio de Xadrez Cidade de Leiria, realizado, com grande sucesso, no dia 17 de Novembro de 2012 no Mercado de Sant’Ana. Estão presentemente a realizar o I Circuito de Xadrez pelo Património Cultural Cidade de Leiria (6 de Março a 25 de Maio).
Pretendem sobretudo levar o Xadrez a todas as escolas do 1º ciclo da região, através das AECS, certos da excelente ferramenta sócio-pedagógica que esta modalidade constitui, como vários estudos feitos o têm vindo a demonstrar.

Os Corvos do Lis deram ainda início, na pausa lectiva de Natal em Dez/2012, ao programa de Férias Pedagógicas para os alunos das escolas cujas Associações de Pais celebraram, nesse sentido, protocolo com o clube. O programa envolve actividades em diferentes áreas culturais e desportivas, gizadas com vista a proporcionar aos jovens participantes a aquisição de novas valências (ver” eventos” de Férias Pedagógicas) num alargado leque de competências, a consolidar as desenvolvidas na escola.

Excelente tem sido o feedback, tanto dos alunos, como dos pais, que vêem nos Corvos do Lis um grupo de profissionais do ensino que se empenham na missão, não de “entreter” os alunos ocupando os seus “tempos livres”, mas de os fazer ir mais além, envolvendo-os em novas tarefas e colocando-lhes novos desafios conducentes a que descubram – aprendendo a ver (com todos os sentidos) – em si mesmos e nos outros, na escola e no meio, na natureza e na arte, na experiência e no saber, centros de interesse antes desconhecidos ou não valorizados, que, abrindo-lhes horizontes, lhes permitirão vislumbrar, desde cedo, um rumo, uma vocação.

Foi neste espírito que os Corvos do Lis gizaram toda uma série de actividades (sempre em aberto para as que se propuserem) de que destacam: o BioKids (Ciência, pequenas experiências práticas), a FunMath (Matemática, através de problemas práticos), as Actividades Musicais (onde se descobrem novos sons, novos instrumentos), a Actividade Física (novos jogos onde, para além das regras, os alunos aprendem a conhecer o seu próprio corpo e os seus limites), as Visitas de Estudo, e.g. visita a uma apicultura na região, visita ao museu etnográfico do Freixial (onde se pode ver como as pessoas antigamente viviam), MIMO, Moinho de Papel, Castelo de Leiria.
Encorajados pelo balanço francamente positivo do trabalho já desenvolvido, bem como pelo gratificante feedback que têm recebido de alunos, pais, e colegas (e público em geral), os Corvos do Lis vêm agora alargar a todos os interessados o convite a virem conhecer o seu projecto educativo e a experimentar as características únicas do programa implementado.