Projecto Educativo Piloto em LEIRIA: Motiv-Arte – AEC 2015/2019.

Posted by
Posted in Uncategorized

No ano lectivo 2015/2016, Leiria foi palco pioneiro da implementação de um novo Projecto Pedagógico para as AEC (Actividades de Enriquecimento Curricular).

Literatura, Xadrez e Artes são os eixos do projecto Motiv-Arte que tem como missão desenvolver nas crianças o sentido estético, crítico e criativo do mundo, a perseverança, a cooperação, o sentido de aprender e de querer aprender, criando ferramentas de construção da sua própria aprendizagem futura. Numa palavra: incutir valores de “cidadania”.
O Projecto foi elogiado e incentivado pela Câmara Municipal, nomeadamente pela vereadora da Educação Anabela Graça, faz parte de um estudo de pós-doutoramento em Literatura (promoção da leitura em conexão com as Artes em contexto não formal) e foi confiantemente apadrinhado pelo director do Agrupamento de Escolas Correia Mateus, Dr. António Oliveira, que tomou a corajosa decisão de o integrar no seu próprio Plano de Valorização e Defesa da Qualidade da Escola Pública.

No final de cada ano lectivo é hora de olhar para trás para, revendo o que ficou feito, projectar os próximos passos.
A par das notícias, das fotos, e dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos dia a dia no terreno e que, ao longo do ano, os Corvos do Lis foram divulgando no seu facebook (para orgulho das crianças, envolvimento dos pais e da comunidade em geral), há um processo de investigação, em curso, que visa aferir as condições de possibilidade de um projecto interdisciplinar de educação não formal, em estreita conexão com o domínio formal da educação, ministrado e desenvolvido pelos professores titulares de cada escola, pelos seus coordenadores e direcção.

Nota máxima, para este domínio!

O Agrupamento Escolas Correia Mateus – aecm, sem excepção alguma, acolheu como seu este projecto, contribuindo em tudo para o sucesso da sua implementação.
Desde o inestimável apoio e confiança da direcção ao empenho, ajuda e incentivo que todos os professores titulares dedicaram, ao longo de todo o ano lectivo, aos professores responsáveis pelas AEC – reconhecendo, enriquecendo e valorizando o seu trabalho –, tudo contribuiu para que a implementação do projecto Motiv-Arte encontrasse terreno propício e fértil para solidificar as suas bases.
Este “ano zero” – de implementação – foi inteiramente dedicado à aferição das condições de viabilidade das linhas pedagógicas orientadoras do projecto, à ambientação dos professores das AEC a uma nova forma de trabalhar, na e com a escola, à integração imprescindível no Agrupamento que o acolheu.

O sucesso desta primeira fase fez com que o Projecto leiriense Motiv-Arte pudesse ser apresentado, academicamente, como um caso de sucesso, em três cidades e universidades diferentes: Minho, Famalicão e Santiago de Compostela e, em todas as reflexões de discussão crítica inerente, foi destacada a primordial importância do papel desempenhado pelo Agrupamento que acolhe – e fortalece – um projecto deste teor.

Em reunião geral do Agrupamento – direcção, professores titulares, professores das AEC e coordenadores –, o balanço dos trabalhos levados a cabo ao longo do ano lectivo pelos professores das AEC foi francamente positivo. O apoio elogioso, explicitamente dirigido aos jovens professores, representou, sem dúvida, um importantíssimo contributo para a valorização pessoal de cada um e um incentivo à perseverança e à vontade de melhorar cada vez mais o seu próprio desempenho.
O primeiro ano da implementação do Projecto piloto “Motiv-Arte – AEC 2015/2016” conclui, esta semana, a sua última fase com a elaboração do relatório final das actividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Correia Mateus.

Não podemos deixar de reforçar aqui o nosso profundo agradecimento ao Agrupamento de Escolas Correia Mateus, que representa um verdadeiro exemplo de valorização e defesa efectiva da qualidade da Escola Pública em Portugal!

O primeiro passo foi dado. É missão de todos os que acreditaram e se envolveram neste projecto prosseguir, melhorando sempre, aprendendo com sucessos e erros a superar as suas próprias expectativas.

Obrigado a todos,
Parabéns a todos!

Foto de Corvos do Lis.
Foto de Corvos do Lis.
Foto de Corvos do Lis.

Comments are closed.